sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ÉTICA: UMA ATITUDE SAUDAVEL..


Toda pessoa aparentemente saudável se relaciona e, por conseguinte, possui seus ambientes de relacionamentos, seja no trabalho, na família ou nos círculos de amizade. Assim como em várias circunstâncias da vida, também existem “regras” que determinam a forma que o ser deve se comportar, para que as relações se mantenham saudáveis. O que observo e me causa espanto é que, em grande parte das convivências, nos diferentes ambientes, as relações entre as pessoas vêm se tornando desgastadas e estressantes, marcadas por situações de desrespeito. Tais situações são geralmente precedidas por atitudes que são consideradas “antiéticas”.

A ética, em sua definição corrente, corresponde ao ramo da filosofia que estuda a natureza do que é considerado moralmente adequado e correto. Mas como julgar o que é correto em um mundo em no qual existem vários interesses em jogo, sejam estes pessoais ou de grupo, e que na visão daqueles que os defendem, o "correto" está sempre do lado que lhe interessa ou defende? Poderia afirmar-se que a ética é variável segundo os olhos de quem a vê?

Refletindo sobre o tema “ética”, percebo que se em um dado ambiente os seres adotarem posturas de enxergarem apenas os seus próprios interesses, de não se comunicarem e de apenas defenderem as suas posições por meio de condutas moralmente questionáveis, o que irá ocorrer certamente será os conflitos entre os semelhantes, causando desrespeito e desarmonia nas relações, sendo assim antiéticos no meu entender.

Mas como então conduzir a vida diante de situações delicadas, de conflitos de interesse, de maneira a não faltar com a ética, em seu sentido mais amplo? Tenho notado que inicialmente faz-se necessário ter um propósito maior, elevado, e que seja comum ao grupo no qual esta inserido. Deve-se dar a este propósito uma hierarquia elevada, acima dos interesses pessoais. E é importante ter em mente que não se deve encarar a ética apenas como “cumprimento de regras elementares de educação”, mas ir mais além... Encará-la como oportunidade de realizar algo proveitoso e justo.

Quando se possuí um interesse próprio, não se deve defendê-lo ou buscá-lo de qualquer maneira ou a todo custo, pois se incorre no risco de passar por cima do respeito e da harmonia existentes nas relações já estabelecidas. Procurar ser transparente e coerente nas ações e ouvir as partes interessadas e os que pensam diferente de nos variados ambientes de relação ajuda a entender um pouco sobre esta tal postura ética... mas nunca sem esquecer que sempre existe um propósito coletivo e justo para todos... Isto é ter uma atitude saudável.