quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A SAÚDE COMO HERANÇA



Todo ser humano é afetado em seu desenvolvimento por diversos fatores, que vão desde os fisiológicos aos ambientais. Mas nenhum deles é tão marcante e ao mesmo tempo tão sutil quanto as influências familiares transgeracionais. Todos somos afetados de alguma maneira pela família de origem e pela história que ela construiu ao longo de séculos e que carrega consigo. As transferências familiares transcorrem muito além dos genes; se dá também por conta de mitos, padrões e heranças das mais variadas origens. Nossos ascendentes de alguma maneira nos repassaram as suas experiência de dores, alegrias e decepções, e nós certamente a passaremos a diante de alguma maneira, que pode ser piorada, melhorada ou inalterada.
Os mecanismo de transferências genéticos são os mais comuns e são determinantes para as características físicas do ser. Porém no campo psicológico, tem-se as transferências de fatores sociais como crenças, valores e mitos. Estes podem ser repassados e serem aceitos e conhecidos – o que leva o ser a lidar melhor com algum trauma - ou podem ser inconsciente, passado de forma velada mas assimilada pelos atos, atitudes e posicionamentos de nossos ascendentes. Talvez tenhamos atitudes que não sabemos a origem ou motivo, e que a resposta para tal questionamento esteja no passado, em fatos que marcaram a vida de um nosso ascendente e foi herdado de forma inconsciente.
Desta forma, muitas famílias apresentam mitos familiares, podendo ser abertos ou tratados como verdadeiros segredos de família, mas que repercutem de igual maneira na forma de como o ser pensa e age, e que influencia a personalidade dos filhos de alguma maneira. Estes mitos moldam a nossa forma de pensar e encarar o mundo, sendo orientadores diários de nossa vida. As orientações familiares se constroem ao longo dos anos, e as aprendemos por repetição de comportamento ou de tanto ouvir uma história ou por copiar um comportamento familiar. Uma pessoa que brigou ou foi traída por irmãos desenvolve uma certa desconfiança ou aversão familiar, que certamente será repassado aos filhos de alguma maneira. Toda criança aprende a viver imitando seus pais, e estes aprenderam imitando os seus, captando suas virtudes, medos, deficiências entre outros aspectos. Estes mitos podem surgir de outras diversas maneiras: formação da própria cultura familiar, ruptura com padrões anteriores ou ruptura de relações ao longo da vida. Outra forma de aprender com os pais é resignificando os padrões, promovendo as chamadas orientações corretivas. Um filho de um alcoólatra cria aversão ao álcool e vai assim ensinar seu filho, por exemplo. O que é preocupante é que muitas das orientações familiares, principalmente as aprendidas por imitação e sem reflexão podem ser verdadeiras camisas de forças, e atrapalhar o equilíbrio do ser. Assim necessita ser compreendida para poder ser resiginificada.
O estudo das gerações anteriores nos ajuda a livrarmos de certas camisas de força. Permite entender o papel de cada um no “teatro familiar”, e examinar e questionar algumas crenças e fantasias que causam os problemas atuais. Conhecer nosso passado proporciona uma visão nova, permite explorar padrões que influenciam a vida e redimensionar a vida atual.
O desconhecimento das possibilidades internas e dos segredos que residem nas profundezas de seu espírito torna o homem cético a respeito do seu próprio destino. A evolução de um ser passa pelo reconhecimento das heranças psicológicas que lhes são passadas, assumindo a postura de herdeiro de uma história que também lhe pertence e poderá então conhecer o porque de algumas angustias que padece, além de respostas para questões da qual não tenha encontrada ainda explicações que lhe satisfaça. As constatações de tais heranças ocorrem pela vocação a uma certa ciência, a facilidade para encarar alguns estudos, pela manifestação de alguns medos e preconceitos. Daí reside a necessidade de buscar esta herança e compreende-la, traduzindo suas prerrogativas e permitindo ao ser planejar melhor sua existência e de seus descendentes.