terça-feira, 13 de abril de 2010

Mundo Melhor ou Filhos Melhores para o Planeta


“Nem tanto ao mar, nem tanto a terra” diz o conhecimento popular. Não vamos focar apenas na educação de nossos filhos e esquecer-se das agressões ao planeta, e nem focar somente nas questões ambientais, e esquecer a educação das futuras gerações.
Penso sempre que outra pergunta poderia ser feita também: que direito temos nós de comprometer o futuro da humanidade, por meio de nossas atitudes de presente? Que heranças vamos deixar para nós mesmos? E para nossos filhos? (entenda aqui herança não do ponto de vista material ou financeiro, mas moral, ético e ambiental).

O problema é que o consumismo desenfreado e a busca de comodidades de todo tipo deixou o homem com uma visão muito estreita das coisas, e perdendo-se o sentido ampliado das mesmas. Sabemos da importância da saúde, mas compramos Mac Donald´s para nossos filhos, culpamos depois esta empresa pela sua publicidade agressiva que nos força a comprar este tipo de alimentos, e depois deixamos nossos filhos no futuro ou pagando para recuperar a saúde, ou exigindo do governo que melhore os serviços de saúde já lotados (lotados de doenças que poderias ser evitadas!)

Um saudosista poderia lembrar-se dos cafés em família, com mais opções de comidas saudáveis, ao redor da mesa com conversas interessantes sobre vários temas ou sobre bobagens quaisquer. Mais foi uma geração assim que depois se rendeu aos fast foods da vida...

Um grande problema que vejo é manipulação de nossos desejos pela mídia (ou sociedade em geral também), nos fazendo experimentar e tornar dependentes de tudo que no final das contas nos traz mais certa comodidade... se é que traz! (a uns dez anos atrás muita gente vivia sem celular, e nem por isto eram menos eficientes ou melhores do que são hoje, o grande problema esta na dependência que isto gera).

Enfim, além de cuidar do planeta, o principal é cuidar para que as futuras gerações sejam mais conscientes, e menos influenciadas pelos pensamentos de massa, que se por um lado facilitam a vida ou oferecem mais prazer, também deixam uma conta amarga a ser paga no futuro... como no caso do Mac Donald´s. Você paga hoje lanches para teu filho, amanha o organismo dele vai cobrar uma atitude pelo abuso cometido – e que você colaborou, e você (ou provavelmente ele) terá que pagar para amenizar o estrago. Se você não conversa com teu filho, e não demonstra atitudes relacionadas ao cuidado do planeta, a natureza também irá cobrar pelo estrago e omissão do não cuidado. E pouco provavelmente você – o maior responsável, e mais certamente ele – que não aprendeu , vão pagar a conta pela atitude de não cuidar da saúde e do ambiente hoje...

Nenhum comentário: